RESIDENTE NA ÁREA DO VALE DO GUADIANA

Decorreu um trabalho de auscultação social que envolveu entrevistas a atores locais no concelho de Mértola e que continuará nos concelhos de Serpa e Alcoutim. Se é criador(a) de gado os seus conhecimentos e opiniões interessam. A recolha realizada durante a entrevista é confidencial e a sua divulgação respeita sempre o anonimato. Por favor contacte:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Se reside ou exerce a sua atividade nos concelhos de Mértola, Serpa ou Alcoutim (e concelhos adjacentes), conheça os sinais de presença de um lince-ibérico no campo. As pegadas de lince-ibérico são circulares, sem marcas de unhas e com almofadas trilobadas. Em geral, os excrementos têm cor esbranquiçada, com terminação abrupta e, por vezes, encontram-se acumulados em latrinas específicas.

             

Pegadas                                                                               Excrementos

Se é proprietário(a) ou gestor(a) cinegético e usa câmaras de foto-armadilhagem para detetar a fauna na sua propriedade, esteja atento(a) à potencial deteção de lince-ibérico nas câmaras. Se partilhar com a equipa de seguimento do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. uma fotografia de lince-ibérico conseguimos identificar de que indivíduo se trata, através do padrão da pelagem.

Os períodos do dia em que é mais provável observar um lince-ibérico na natureza são o nascer do sol e depois do escurecer. Se observar um lince-ibérico, reporte-nos a ocorrência e saiba que não se trata de um animal perigoso para os humanos. Ajude a proteger o lince-ibérico não divulgando nas redes sociais os locais de reprodução de fêmeas e crias, pois isso pode vir a causar perturbação nestes animais.


 

Se pretende participar numa solta pública de lince-ibérico contacte o Parque Natural do Vale do Guadiana, através do telefone - 286 612 016 ou do endereço eletrónico – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Consulte o código de conduta

A sua participaçãocontribuição para o sucesso da reintrodução pode passar ainda pelas seguintes ações:

  • divulgue informação fidedigna sobre a espécie e a sua conservação;
  • apoie iniciativas locais que valorizem a espécie e a região;
  • circule de viatura com precaução, prestando especial cuidado aos locais sinalizados e principalmente durante a noite;
  • contribua para eliminar da região meios ilegais de captura de animais (laços, venenos e outros); e
  • participe com ideias e novas iniciativas.