Caracterização da espécie

Uma ação de reintrodução constitui uma das derradeiras tentativas de estabelecer uma população selvagem viável, de uma dada espécie, num determinado território, que já foi parte da sua área geográfica de distribuição histórica, mas onde esta espécie foi extinta.

As actuações de reintrodução têm sido utilizadas como ferramentas de conservação de espécies como o lince ibérico, cuja situação na natureza é muito crítica, recorrendo a animais nascidos em programas de reprodução em cativeiro. No caso do lince ibérico, as primeiras ações foram programadas em 2010, para a Andaluzia, onde subsiste ainda uma população original de linces e se têm realizado importantes ações de gestão do habitat e de populações de presas. Consolidada esta primeira fase, foi estabelecido um programa mais ambicioso que visou, a médio prazo, constituir núcleos populacionais desta espécie na sua área histórica de distribuição, centradas inicialmente nos territórios serranos do sul da península Ibérica.

®ICNF / Pedro Sarmento

Uma reintrodução é uma tentativa de estabelecer uma população selvagem viável de uma dada espécie, numa determinada área geográfica que já foi parte da sua distribuição histórica mas onde esta espécie foi extinta.