NOVIDADES E COMUNICADOS DE IMPRENSA

2018-05-22

Reintrodução de lince-ibérico crias nascidas no campo Portugal 2018 – ICNF/ Life+ Iberlince.

 

 2018-05-22

 Reintrodução de lince-ibérico crias nascidas no campo Portugal 2018 – ICNF/ Life+ Iberlince.


2018-05-21

Foram detetadas as primeiras ninhadas de linces nascidos em 2018, na área de reintrodução do Vale do Guadiana.
A ninhada da fêmea Mirandilla é constituída por quatro crias detetadas por foto-armadilhagem. Esta fêmea já foi reprodutora em 2017 e admite-se que, em 2018, tenha acasalado com Navarro, um macho de dois anos, já nascido em liberdade e com quem partilha uma parte do território. Confirmando-se esta paternidade, será o primeiro caso de reprodução de um lince já nascido no Vale do Guadiana e estaremos assim em presença de uma segunda geração da espécie, nascida no campo, em território português.

2018-05-14

O projeto Life+Iberlince “Recuperação da Distribuição Histórica do Lince Ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal (LIFE+10/NAT/ES/000570 – Iberlince” através do sócio Organismo Autónomo de Parques Nacionales (OAPN) organizou umas jornadas informativas com um grupo de jornalistas na área de reintrodução do Vale do Guadiana em Portugal nos dias 8 e 9 de maio. Os jornalistas, portugueses e espanhóis, procedentes de diversos meios de comunicação, conheceram atuações levadas a cabo pelo projeto nesta área.

 

 “Encontrei na faixa de rodagem, mesmo no meio, o lince deitado (…) achei logo muito estranho. Liguei para o posto da GNR de Mértola que entraram em contacto com o SEPNA e com o Parque Natural fizeram logo com que aparecesse logo quem desse assistência rápida ao animal (…) Enquanto chegaram as autoridades e os técnicos do Parque Natural do Vale do Guadiana mantive-me sempre próximo, não deixando que se chegassem mais perto, nem curiosos para tirar fotografias, mantive-me sempre junto até que chegou Carlos Carrapato (…) Tinha alguma esperança como vi que ele se arrastou da estrada pensei que tivesse outro desfecho melhor…

2018-05-08

Olmo, um macho jovem de lince-ibérico, foi encontrado ferido na EN 122, que liga Beja a Mértola, no dia 2 de maio, com sinais de atropelamento.

2018-04-20

 

 

 A exposição do LIFE+ Iberlince está no Parque Natural do Alvão em Vila Real até final de maio.

2018-04-20

Niassa, uma fêmea de lince-ibérico de dois anos de idade, foi, no dia 14 de abril, encontrada morta, com sinais de atropelamento, na A22 próximo de Olhão.

2018-02-27

Realiza-se no próximo dia 1 de março a libertação pública de dois linces ibéricos, no âmbito do processo de reintrodução da espécie em Portugal. Os animais, um macho e uma fêmea, oriundos do Centro Nacional de Reprodução em Cativeiro, em Silves, serão libertados na Herdade da Sobreira, concelho de Serpa, e integrar-se-ão na população selvagem da espécie no Vale do Guadiana.