PLANO DE AÇÃO

 

Área de aplicação.

A Comissão Executiva efectua a implementação do Plano de Acção para a Conservação do Lince-ibérico e conta com representantes dos proprietários, produtores florestais, agricultores, caçadores, meio científico, administração pública e ONGAs.

 

®ICNF / Pedro Sarmento

Medidas de conservação ex-situ

Portugal é um parceiro das ações de reprodução em cativeiro desenvolvidas em Espanha, e tem assento no Comité de Cria em Cativeiro do Lince Ibérico (CCCLI).
Cabe ao CCCLI impulsionar o Programa Ibérico de conservação ex-situ para o lince-ibérico, garantindo um programa unificado. O Programa Ibérico de Conservação ex-situ tem como objetivos gerais:

®ICNF / Pedro Sarmento

O Plano de Ação para a Conservação do lince-ibérico (Lynx pardinus) em Portugal, tem como principal objetivo viabilizar a conservação da espécie em território nacional, invertendo o processo de declínio continuado das populações que conduziu à situação atual de pré-extinção.

O Plano de Ação define estratégias de ação, e tem como objetivo final viabilizar a conservação da espécie em território nacional, invertendo o processo de declínio continuado das populações e recuperar os núcleos da espécie.