CARACTERIZAÇÃO DA ESPÉCIE

Perda de habitat e fragmentação da paisagem

O lince-ibérico seleciona habitats heterogéneos onde manchas de matagal se alternam com áreas de pastagem e foi claramente prejudicado com a alocação deste tipo de habitats para áreas de intensa produção florestal, essencialmente para a produção de eucaliptos. Neste tipo de plantações o coberto de formações arbustivas é extremamente escasso e não permite a presença de coelho-bravo em densidades adequadas, o que afeta negativamente o lince-ibérico.

Paisagem com árvores dispersas e alguns arbustos

®ICNF / Pedro Sarmento

O lince-ibérico seleciona habitats de características mediterrânicas, como bosques, matagais e matos densos. A dieta da espécie é baseada no coelho-bravo, o qual pode representar entre 75 a 95% da biomassa do seu espectro alimentar. Em épocas e em regiões de menor abundância, esta presa é secundada por outras, tais como roedores, cervídeos, anatídeos (vulgo patos) e lebres.

Lince-ibérico (pequeno felino acastanhado com manchas mais escuras) rodeado de vegetação verde

Sargacinho - foto de Pedro Sarmento

PORTUGAL: Em Perigo (EN)  

Veja aqui os mapas de distribuição do lince-ibérico desde 1900.

Lince-ibérico (um pequeno felino acastanhado) a espreitar de uma moita

Lince-ibérico Quizomba - Foto de Pedro Sarmento

Descrição: o lince-ibérico tem uma pelagem castanho-avermelhada coberta de manchas pretas que podem ser desde pequenos pontos a riscas. Como todas as espécies do Género Lynx  apresenta como características mais distintivas uma cauda pequena, pinceis nas pontas das orelhas e barbas. O peso médio de um macho adulto é de cerca de 12 Kg, enquanto a fêmea pesa em média cerca de 9 Kg.